A falta de inteligência por trás das ações de Marketing e Vendas ou a falta de comunicação entre elas gera o que muitas empresas sofrem e reclamam: pouco ou nenhum resultado e gasto financeiro sem retorno. Erros sucessivos podem ser fatais, assim, um superespecialista elenca as 3 falhas em estratégias de Marketing e Vendas que você não pode cometer de jeito algum.

(tempo de leitura: menos de 2min35seg) – Ainda que pareça ser tão simples se comunicar, trabalhar de forma amadora a comunicação, principalmente quando se envolve o casamento ‘Marketing e Vendas’, pode ser um tiro no pé.

Cada empresa tem seu perfil, seu público, suas metas, particularidades de seus produtos ou serviços, uma maneira própria de se posicionar, se relacionar e dar conta da demanda. Conhecer o mercado e saber exatamente como organizar a comunicação e cumprir ações inteligentes que beneficiem seu negócio é essencial, já que a individualidade, a personalidade de cada negócio é única.

Em um artigo deste ano, da Revista ProXXIma, do Grupo Meio & Mensagem, Cristian Townsend, fundador e CEO da Osorno Analytics, startup de Account-Based Marketing, Big Data e Inteligência Artificial, com foco em Marketing e Vendas aponta 3 erros que podem levar uma empresa à falência.


1- Não entender seus clientes 

Abordagens erradas, tanto na hora da divulgação quanto na venda, podem afastar ou causar uma má impressão no momento das prospecções. É imprescindível ter definidas suas personas, para que o público alvo seja atingido e identificado. Você conhece o perfil do seu cliente? Tem a definição do seu cliente ideal? Sabe quais são os comportamentos, preferências, objeções e renda?  Com essas informações, especialistas podem traçar um tom de comunicação ideal, aproximando-se do seu público.


2- Agir na hora errada

Para ter um plano de ações assertivo, é preciso entender os hábitos de seus clientes e como suas rotinas de compra funcionam. E além de entender o seu cliente, você precisa entender a relação dele com seus produtos ou serviços e alimentá-los com informações pertinentes, que gerem interesse e os atraiam para perto de você. Agir na hora certa e da forma certa, ‘penetrando’ o universo do seu cliente potencial traz muito mais resultado que abordar de forma mecânica e sem estratégia. Uma atitude muito comum é bombardear os potenciais clientes com ligações, e-mails e mensagens, sem respeitar uma atmosfera segura, que não seja invasiva. O que parece proatividade pode repelir uma prospecção que teria sucesso se feita com inteligência de marketing.


3- Não dispor dos instrumentos certos

Outro erro comum é não dispor das ferramentas certas. Se a empresa quiser manter a competitividade de mercado, deve procurar por inovações que otimizem processos e ofereçam insights, além de nutrir e acompanhar o relacionamento com seu público. É possível combinar ferramentas ligadas a Big Data a fim de entender padrões de comportamento e oferecer previsões sólidas do futuro. E Townsend lembra: “Um planejamento eficiente serve não só para manter a posição de sua empresa no mercado, mas para ganhar autoridade”.

 

Nem tudo dá certo só com tutoriais

Veja esse avião. Ouvimos dizer que quem está pilotando, aprendeu em um tutorial incrível na internet.

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Brincadera à parte, há centenas de tutoriais dando dicas de como trabalhar o Marketing e Vendas de uma empresa, e são muito válidos, mas para que sejam eficientes e trabalhem a favor do seu negócio e não o contrário, é prudente consultar um especialista. Ele utilizará inteligência e estratégia e fará um atendimento sob medida entendendo o que você precisa. Os resultados positivos certamente aparecerão!